Tuesday, December 11, 2007



Vem Chegando o Natal

As pessoas começam sua "rotina" de buscar por presentes para os entes queridos, tantos quanto seus bolsos permitirem.

Na entrega a conversa é sempre a mesma:
_"É só uma lembrancinha!

"Paro e penso: Há mais de dois milênios recebemos o maior de todos os presentes, não foi só uma lembrancinha não, foi o nascimento de um Rei que veio por amor a você e a mim, deixou seu lugar de glória, lugar que Lhe era próprio, e veio “encarar” uma barra pesada!

Era o nascimento do Rei dos reis!
Mas reis não nascem em palácios?
Sim, mas esse, o maior de todos, nasceu numa manjedoura, em uma estrebaria, ou seja, no local de alimentação dos animais de carga.
Cadê o glamour que todo nascimento “real” envolve?
No campo, onde pastores guardavem seus rebanhos, uma miríade de anjos apareceu e os avisou do grande acontecimento:

É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Lucas 2:11

Nem o mais importante monarca do maior reino já existente teve tamanha honra, mas não foi para todos, o “aparecimento” foi para os pastores, homens simples e até rudes, sem grande conhecimento, entretanto eles foram imendiatamente ver o menino em Belém.

Esse bebê que comove a todos, tornou-se homem e 33 anos mais tarde entregou, numa cruz, Sua própria vida, por cada um de nós que O recebemos.
Sim, pois a Bíblia diz:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Jesus entregou sua vida para nos salvar. Ele pôde fazer isso porque não ficou na cruz, mas ressuscitou e não requer nenhum sacrfício de nossa parte, somente o aceitá-lO, recebê-lO em nossa vida para ser Senhor, mas um Senhor que nos amou ao ponte de se entregar por nós e continua nos amando!

Neste Natal, entregue seu presente, sua lembrancinha a todos os seus queridos, mas lhes diga também que o “Aniversariante” os ama com um amor eterno e quer lhes dar a vida eterna.

Feliz Natal!

Laiz Vidal

Tuesday, September 04, 2007



le vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. Efésios 2:1
Somente quando o Espírito Santo abre nossos olhos espirituais, tirando deles a venda que o inimigo das nossas almas tenta com tanto empenho manter cobertos, somente então somos capazes de reconhecer uma coisa óbvia: Quando vivíamos como bem nos aprazia, éramos de fato escravos do pecado (Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. Romanos 6:20). Certos de que fazíamos nossa própria vontade, na verdade, de bom grado nos submetíamos ao jugo do inimigo.
Uma coisa posso dizer sem medo de errar: o inimigo tem grande prazer em nos humilhar!
Quando uma criatura de Deus torna-se de fato um filho de Deus, o diabo vem com uma interminável lista de pecados horrendos que de fato cometemos, mas que na conversão ficaram cravados na cruz, foram perdoados, mas ele quer fazer com que votemos a carregar todo esse "peso morto". Este é o momento em que precisamos de muito discernimento para, com autoridade colocá-lo para correr junto com toda a sua tralha!
Nós somos pecadores, a diferença é que depois de aceitarmos Jesus como Senhor e Salvador de nossa vida, não mais "vivemos pecando", como se pecar não fosse algo grave. Podemos até pecar eventualmente, mas nossa consciência há de incomodar-nos até que nos arrependamos e peçamos o perdão de Deus.
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem retirou de mim a sua benignidade. Salmos 66:20
Somos realmente livres quando o Senhor nos liberta (Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36 ), nos dá vida em abundância (O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10 ), nos dá a paz que excede todo entendimento (e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7). Oh! Glórias!
Jesus morreu por nós, para nos dar livre acesso ao coração do Pai, não há mais o véu que nos barrava a entrada no Santo dos Santos! Aleluias!
Somos livres porque conhecemos a verdade!
Ao Trino Deus seja dada toda honra, toda glória, todo louvor e toda adoração, por todos os séculos! Amém!
Laiz Vidal
Ribeirão Preto -SP - Brasil

Wednesday, August 15, 2007


Mulher Três em Um
Auxiliadora idônea
Virtuosa
Submissa

Quando Deus criou o homem, Ele já sabia que também faria a mulher para ser sua companheira. Ela seria uma “auxiliadora idônea”, alguém capaz de compartilhar todas as situações com o homem, encorajando-o, apoiando-o, etc.

O homem quando viu sua mulher pronta, sabendo que ela havia sido retirada dele próprio, chamou-a varoa pois do varão havia sido tomada e alegrou-se sobremaneira!

Para criar essa mulher Deus fez a primeira cirurgia com anestesia geral da terra e olhe que nem cicatriz ficou!
Deus então define o que seria o casamento:
Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. Génesis 2:24

No entanto Eva, a primeira mulher, não agiu como uma auxiliadora idônea ao oferecer ao seu marido o fruto da árvore proibida…
Que pena! Ela trocou tudo o que possuía por uma fruta…

Já a esposa de Noé sim, foi realmente uma auxiliadora idônea, apoiando e colaborando com seu marido enquanto ele construía um barco (a arca), em terra seca, longe do mar e em um mundo onde jamais havia chovido…
Tempos depois Sara quis dar uma “mãozinha” a Deus, já que não conseguia ter filhos e pediu a seu marido que tivesse um filho com sua escrava Hagar, a egípcia. Conclusão, anos mais tarde ela concebeu, teve seu próprio filho (Isaque) e exigiu que Abraão se livrasse da escrava com o filho. Deus no entanto prometeu que daquele filho de Abraão (Ismael) faria uma grande nação também e o resultado é que até os nossos dias essas duas nações se digladiam, os descendentes de Ismael, o filho da escrava que é o pai dos árabes julgam-se primogênitos de Abraão e os judeus que são os filhos da promessa feita por Deus ao patriarca, nascido dentro do casamento. Ou seja, Deus não precisa da nossa “mãozinha”…

Em Provérbios 31 o rei Lemuel descreve a “mulher virtuosa”:
Ela tem grande valor
É uma pessoa confiável
Faz bem e não mal ao marido todos os dias da sua vida, ou seja, tem um compromisso eterno com ele
É ativa e trabalhadora
Gasta com sabedoria
Tem sua casa sob controle
Socorre aos necessitados
Seus valores são corretos
Ela não tem preguiça
É sábia e bondosa

Ela é elogiada por seus filhos e marido.
Mesmo se ninguém a louvasse, suas próprias obras o fariam!

O que é necessário então para ser uma “mulher virtuosa”?
Ter as prioridades em ordem
Nutrir um relacionamento com Deus
Dar assistência ao marido
Cuidar da casa e dos filhos
Ter outras atividades se, como e quando seu tempo e forças permitirem.

Temos como mulheres uma missão grandiosa:
Preparar a nova geração!

Nenhum trabalho é tão criativo e diversificado quanto o de esposa e mãe. Nada realiza mais uma mulher do que aquilo que Deus tem preparado para ela. Não precisamos sair de casa para nos realizarmos.
Como esposa e mãe temos oportunidades de sermos:
Enfermeiras
Administradoras
Motoristas
Psicólogas
Professoras
Decoradoras
Economistas
Nutricionistas
E sabe Deus quantas funções mais!

Toda “auxiliadora idônea” é uma “mulher virtuosa” e toda “mulher virtuosa” é… SUBMISSA.

Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando a vossa vida casta, em temor.
O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que és, para que permaneçam as coisas. 1 Pedro 3:1-4

Uma esposa com um espírito manso e tranquilo é o remédio que o marido precisa. O versículo trata de um marido incrédulo, mas serve perfeitamente para os afastados ou que estão em desobediência em qualquer área da vida.

A mulher submissa deve dar opiniões, fazer comentários, aconselhar, mas lembrando sempre que a decisão, a última palavra é de seu marido. Ele é o cabeça, o líder do lar.
E se o tempo mostrar que ela estava com a razão, jamais dizer: “Eu não falei?”

A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata com as próprias mãos a derruba. Salmos 14:1

Para terminar:

Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações. 1 Pedro 3:7
Que Deus, nosso Amado Pai, derrame bênção sem medida sobre cada um. Amém.
Laiz Vidal - Ribierão Preto - SP - Brasil

Wednesday, July 04, 2007




A Sã Doutrina



Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 2 Timóteo 4:3

Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Tito 2:1

"Em time que está ganhando não se mexe!"

A vitória na fé está em guardar a palavra de Deus do modo mais original possível. Deus foi bem claro quanto a todos os assuntos tratados em Sua palavra, não deixou brechas ou lacunas a serem preenchidas pelos "achólogos" de plantão que surgiriam.


Tudo o que ultrapassa estritamente o que está na palavra é responsabilidade de quem ultrapassou e esse tal prestará contas a Deus de tudo o que disser ou fizer, e pior: de quem levar outros a fazerem e incorrerem em erro.


Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro;
e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.

Apocalipse 22:18-19


Deuteronômio 29:29 diz: "As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras dessa lei."


O que precisamos saber está claramente escrito na palavra, se nos ocuparmos em cumprir cada um de Seus estatutos, sequer teremos tempo de ficar "filosofando" sobre a palavra, mesmo porque, o estudo da palavra é a teologia, que vai até onde a filosofia não chega.


Que vivamos a sua palavra, é isto que Deus requer de cada um de Seus filhos!

Que jamais sejamos simples ouvintes, mas sim operosos praticantes da palavra. Isto trará um novo brilho à nossa caminhada com Jesus.


Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel.



Que assim seja!


Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - Brasil

Sunday, June 03, 2007



Cristo em meu coração


"e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor."
(Efésios 3:17)
Cristo habitando em nosso coração!
Logo em nosso coração que é enganoso e desesperadamente corrupto (Jeremias 17:9), mesmo com o amor de Deus derramado nele (Romanos 5:5) é que pode tornar-se a habitação de Cristo.
Quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, uma porta gigantesca abre-se para nós. Passamos a ser morada do Espírito Santo, habitação de Cristo e temos acesso direto ao Pai. (Efésios 2:18; 3:12)
Que maravilha!
É pela fé que Cristo habita em nós e a definição de Hebreus 11:1 para fé, é a melhor e mais completa que a de qualquer dicionário!
"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem."
Sendo morada do Espírito Santo, temos Seu fruto à nossa disposição, ou seja: amor, paz, alegria, bondade, fidelidade, longanimidade, benignidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gálatas 5:22-23)
E como Deus é amor (1 João 4:8), é nEle que devemos estar arraigados e alicerçados (Efésios 3:17).
Essa é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1 João 5:4)
Laiz Vidal
Ribeirão Preto - SP -Brasil

" Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um."
(Colossenses 4:5-6)
Temos uma grade vantagem sobre os demais ocupantes do planeta.
Conhecemos seu Criador e o chamamos de Pai!
Esse é um relacionamento muito estreito!
Li recentemente que 40% dos habitantes da terra nunca ouviram falar que existe um único Deus, vivo e verdadeiro e que Ele se importa tanto conosco que deu Seu Filho unigênito para pagar uma dívida que era nossa.
Leiam: João 3:16 e Romanos 5:8-10
Será que nos portamos com sabedoria para com aquele vizinho, ou aquele parente, ou aquele amigo?
As pessoas à nossa volta percebem que somos diferentes? Diferentes por dentro, não somente por fora.
Nossa palavra tem sido SEMPRE agradável?
Se alguma coisa não vai bem, não será descarregando mágoas sobre os outros que irá melhorar, pelo contrário.
"Longe de vós toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malícia." (Efésios 4:31)
Ouvidos que provam palavras temperadas com sal (Colossenses 4:6), sempre voltam para ouvir mais.
O sal além de ter um sabor agradável, ainda serve como conservante e nós somos o sal da terra , se perdermos o sabor para nada mais prestamos, só para sermos pisados.
(Mateus 5:13)
Amados, a boca fala do que está cheio o coração (Lucas 6:45b), então vamos 'estocar' a palavra de Deus em nosso coração (Salmos 119:11), para sabermos responder como devemos a cada um (1 Pedro 3:15).
Isto é 'aproveitar as oportunidades', pois se há uma coisa que não podemos perder é tempo (Efésios 5:16; 1 Coríntios 7:29; Apocalipse 1:3), pois a hora se aproxima.
VIGIAI!
ORAI!
(Mateus 26:41)
Instar, quer em tempo quer fora de tempo (2 Timóteo 4:2).
Em breve aquele que vem virá e não tardará. (Hebreus 10:37)
Laiz Vidal
Ribeirão Preto -SP - Brasil

SUBMISSÃO

"Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa."
1 Pedro 3:1
Muitas mulheres, ao lerem este versículo já terão calafrios horripilantes!
Ser submissa ao marido é coisa de antigamente, de mil novecentos e bolinhas, hoje a igualdade entre os sexos é uma realidade...
Será?
Impossível!
Deus fez os homens diferentes das mulheres, justamente para que juntos se completassem.
Feministas clamam por direitos iguais. Engraçado, nunca vi uma feminista fazendo passeata por "deveres" iguais!
O plano de Deus é simples, completo e irretocável!
As mulheres devem ser submissas a seus maridos (os maridos devem tratá-las com toda consideração, mas isso já é papo para outro dia).
Há décadas li o livro que ilustra esta mensagem. O título não me agradou, é óbvio... Livro pequeno, poucas páginas, mas que conteúdo! Seu título: "Eu? Obedecê-lO?" nem me lembro o nome da autora, só sei que acabei de lê-lo aos prantos e certa de que eu devia submissão ao meu marido, era uma ordem de Deus e a Esse eu devia (e devo) obediência incondicional!
Os frutos da submissão são doces e agradáveis. Como são!
Em Provérbios 14:1 lemos que a mulher sábia edifica a sua casa (com submissão), mas a insensata com as próprias mãos a derruba (com insubordinação). Um reino (casa) dividido acaba sendo destruído (Mateus 12:25).
Ao descrever a "Mulher Virtuosa", Salomão diz que "ela faz bem e não mal ao marido todos os dias de sua vida" Provérbios 31:12 Veja bem que não há ressalvas do tipo: se ele for um bom marido. Em todas as circunstâncias "ela lhe faz bem e não mal".
A verdade é que, se quisermos criar nossos filhos em lares onde haja harmonia, precisamos nos sujeitar a Deus, cumprir Seus desígnios e descansar no Senhor, afinal Ele disse que quem estivesse cansado ou sobrecarregado (Mateus 11:28) deveria ir a Ele e no que Ele diz podemos confiar!
Se como mulheres de Deus, semearmos a submissão em nosso lar, colheremos os frutos pacíficos da união entre nossos entes queridos.

OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. (Salmos 133 : 1)
Laiz Vidal
Ribeirão Preto - SP - Brasil

Thursday, May 10, 2007

ORAÇÃO

"Perseverai na oração, vigiando com ações de graças"
Colossenses 4:2

Perseverar
Vigiar
Dar graças
Eis o segredo para uma vida cheia de vitórias!
Parece fácil, mas requer determinação e esta não é uma qualidade inerente a todos.
Perseverar é imprescindível, principalmente quando altas ondas ameaçam nosso barquinho. É difícil ficar calmo, não olhar as circunstâncias, não temer, mas é preciso. Se prendermos nossos olhos nas situações que temos de enfrentar... o naufrágio é certo!
No entanto a palavra diz que somos mais que vencedores (Romanos 8:37), como pode ser isto?
Só perseverando em olhar para o Autor e Consumador da nossa fé (Hebreus 12:2) poderemos alcançar a vitória (I Coríntios 9:25). Quando nossos olhos começam a desviarem-se da verdade, entra a questão do VIGIAR E VIGIAR SEMPRE.
Estamos em guerra contra as trevas (por isso usamos armadura: Efésios 6:11-18) e quem está em guerra não pode "bobear", tem que estar constantemente atento, ou seja: VIGIANDO!
Todo aquele que vigia e persevera, tem sempre inúmeros motivos para dar graças!
Deus nos abençoe!
Laiz Vidal
Ribeirão Preto - SP - Brasil
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
(Gálatas 6 : 7)

Em um mundo tão cheio de preconceitos, é muito bom saber que nosso Deus não faz acepção de pessoas! (Atos 10 : 34)
Glórias por isso!

A maior prova disso foi dada quando Ele entregou Seu Filho unigênito (João 3:16) para resgatar todos os que o aceitarem.

É verdade, Deus ama o pecador, mas abomina o pecado, por isso aquele que quer ir ao Pai tem que nascer de novo, deixar morrer o velho homem para dar lugar ao novo. Mais uma vez repito, precisamos fazer isso a cada dia, pois na primeira vacilada, o inimigo que é astuto, vem e nos derruba (I Coríntios 10 : 12). A palavra manda que vigiemos (Mateus 26 : 41).

Minha filha usa esse verbo com meus netos quando percebe que estão "pensando" em aprontar algo errado, lá vem a voz da mamãe: _"Ana, vigia!" ou _"Isaac, vigia!", creio que até o pequeno Yossef de uma ano e 4 meses já deva ter ouvido: _"Sefinho, vigia!".

Ela está certa, se aprendêssemos a vigiar desde pequeninos, seria um hábito e muitas confusões seriam evitadas.

Assim como no versículo acima podemos ver uma lei absolutamente irrevogável, a "da semeadura e da colheita". No Reino de Deus não adianta vir com:

_"Você sabe com quem está falando?"
_"Será que não podemos fazer um 'acordo'?"
_"Vou dar o 'jeitinho brasileiro'..."

NADA!

A palavra é claríssima: 'não há acepção de pessoas', vale tanto para o gari da esquina quanto para o presidente da nação mais poderosa da terra!

Tenhamos então o cuidado de semear somente aquilo que desejamos colher depois, sempre!

Oração: "
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade."
Lamentações 3:22-23

Laiz Vidal

Ribeirão Preto - SP - Brasil




Thursday, April 19, 2007


OS MINISTÉRIOS DE CADA UM



"Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires." Colossenses 4:17

Paulo é ótimo! Direto, claro, sem meias palavras, nisso vemos a inspiração do Espírito Santo nas escrituras ("Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;" II Timóteo 3 : 16) aproveitando o que cada um de nós tem de melhor e 'aperfeiçoando'!

Por isso a Bíblia é tão atual e coerente, apesar de ter sido escrita por "muitas mãos", o Espírito era sempre o mesmo: O Santo!

Hoje em dia muitos correm de um lado para outro, na ânsia de sentirem-se atarefados, mesmo os que trabalham na obra do Senhor. Muitas vezes assumem compromissos que lhes custará caro cumprirem, pois é sempre o tempo que seria dedicado "aos seus" que é sacrificado. ("Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da família, negou a fé, e é pior do que o descrente." 1 Timóteo 5:8). Esse corre, corre é ilusão!

Se cada servo fizer a sua parte, ninguém será sobrecarregado e é bom ter em mente que cada um dará contas a Deus do que fez com seu tempo ("de maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Romanos 14 : 12).

Jesus espera que seus servos sejam achados fiéis, no entanto alguns de nós, na busca por essa fidelidade, às vezes 'atropelamos' alguns irmãos, tomando de suas mãos o ministério que lhes pertence, talvez por parecer mais atraente ou de maior destaque que seu próprio ministério.

O versículo acima porém é claro. Chama a atenção de alguém (Arquipo) para o ministério que este havia recebido e que, pela admoestação recebida, talvez estivesse sendo negligenciado.

Ainda hoje as pessoas querem revelações de Deus, mas a Palavra está completa, basta que a leiamos sempre em espírito de oração e dia após dia Deus irá revelando-se a cada um de nós.
Há um versículo em Deuteronômio que coloca um ponto final nesta questão, é o 29:29: "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei."

Fica a pergunta: 'estamos cumprindo todas as palavras desta lei?'

Façamos o que Deus tem para nós, cumpramos o nosso ministério (e cada um tem o seu!) para que um dia possamos dizer como Paulo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (II Timóteo 4 : 7)

Que Deus nos fortaleça para cumprirmos a Sua perfeita vontade!

Laizyr Vidal

Ribeirão Preto - SP - Brasil


Somos Todos Iguais
"pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisso não há acepção de pessoas."
Colossenses 3:25
Em um mundo tão cheio de preconceitos, é muito bom saber que nosso Deus não faz acepção de pessoas.
Glórias por isso!
A maior prova deste fato foi dada quando Ele deu Seu Filho unigênito para resgatar todos que o aceitem. (João 3:16)
É verdade, Deus ama o pecador, mas abomina o pecado, por isso aquele que quer ir ao Pai tem que nascer de novo, deixar morrer o velho homem para dar lugar ao novo. Mais uma vez repito, precisamos fazer isso a cada dia, pois na primeira "vacialada", o inimigo que é astuto, vem e nos derruba. A Palavra nos manda vigiar!
Minha filha usa esse verbo com seus filhos, quando estão 'pensando' em aprontar algo errado, lá vem a voz da mamãe: "_Ana, vigia!" ou "_Isaac, vigia!", creio que até o pequeno Yossef de um ano e 4 meses já deva ter ouvido: "_Sefinho, vigia!"
Creio que ela está certa, se "aprendêssemos" a vigiar desde pequeninos, seria um hábito e muitas confusões seriam evitadas.
Entrando pelo versículo acima, vejo nele a irrevogável lei da semeadura: "
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará."
(Gálatas 6:7)
E no Reino de Deus não adianta vir com:
"_Você sabe com quem está falando?"
"_Será que não podemos fazer um acordo?"
"_Vou dar o jeitinho brasileiro..."
NADA!
A Palavra é claríssima: "não há acepção de pessoas", vale para o gari tanto quanto para o presidente da mais poderosa nação da terra!
Vamos ter o cuidado de plantar aquilo que desejamos colher, sempre!
"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade."
Lamentações 3:22-23
Laizyr Vidal
Ribeirão Preto - SP - Brasil

Monday, April 16, 2007



Só se aprende a perdoar perdoando



"Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição." Colossenses 3:13-14
O perdão!... Ah! O perdão!
Como é bom recebê-lo!
Sempre achamos que nossas faltas e deslizes são merecedores de perdão, afinal não os cometemos intencionalmente...
Como é fácil sermos condescendente conosco e implacáveis com o próximo!
Dá para entender porque a Bíblia nos exorta tanto a vigiar e orar para não cair em tentação (Mt. 26:41).
E tentação não é apenas o desejo da carne não, existe a tentação de se passar adiante o que se sabe, mas que além de não trazer crescimento para ninguém, ainda pode desmerecer a alguns e muitas vezes injustamente. É a famosa 'fofoca' tentando passar-se apenas por um comentário inocente...
Outra tentação muito comum é achar que 'a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa'. Esse adágio traduz tão bem o que é inveja!
Se nos preocupássemos mais em suportar-mo-nos e perdoar-mo-nos uns aos outros, nossa pregação sem palavras (nossa vida) teria maior efeito!
Ao longo da vida aprendi uma coisa: perdoar é melhor do que ser perdoado.
Sim! Enquanto não perdoamos, ficamos remoendo fatos, situações sempre ruins é óbvio... Isso é estressante e pior... Dá rugas! Exatamente, quando pensamos na ofença sofrida, automaticamente 'fechamos a cara'. Pronto, lá estão as marcas de expressão pesadas se formando.
Só quem já experimentou sabe, quando perdoamos de coração mesmo, sentimos um peso enorme saindo de nossas costas, dá uma sensação de liberdade.
Jesus quando ensinou os discípulos a orarem, condicionou o 'ser perdoado' ao 'perdoar' (Mt. 6:9-15).
Se o Senhor me perdoou, por que não perdôo o meu próximo?
A falta de perdão gera mágoa, esta por sua vez leva à raiz de amargura (Hb. 12:15) e a Palavra é clara quanto a isso.
Jesus nos deixou uma ordem clara e objetiva: 'ama ao teu próximo como a ti mesmo' (Rm. 13:9).
O perdão é uma decisão que se toma e não um sentimento que se espera chegar.
Perdoe sempre, perdoar faz bem à saúde física, mental e espiritual!
Que nosso Deus e Pai abençoe a todos ricamente.
Laizyr Vidal
Ribeirão Preto - SP -Brasil








VOCAÇÃO


"Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vículo da paz." Efésios 4:1-3

Andar de modo digno da vocação a que fomos chamados... Paulo roga que seus filhos na fé em Éfeso andem assim. Veja o verbo usado: ROGAR, que significa 'pedir com instância, suplicar', trata-se de um pedido feito com muito empenho.

Ora, para sermos dignos dessa vocação precisamos desenvolver certas qualidades e só 'convivendo' intimamente com a Palavra de Deus saberemos quais, esse versículo mesmo nos dá algumas dicas: andar em humildade, mansidão, longanimidade, suportando-nos em amor.

Tenho que fazer uma pausa aqui. Por décadas achei que isto significava que, mesmo que alguns irmãos fossem 'insuportáveis' (...) nossa obrigação era a de suportá-los (tolerá-los) e em amor! Ô dificuldade...
Recentemente entendi que suportar neste caso era 'dar suporte', apoio. Como esta e outra passagem em Colossenses 3:13 passaram a fazer sentido! Tem tudo a ver com 'levar as cargas uns dos outros (Gl. 6:2)!

Além disso, Paulo nos exorta a esforçarmo-nos 'com afinco' para preservar (proteger) a unidade do Espírito no vínculo da paz. Estar vinculado à paz é estar unida à ela

Quando escreveu esta carta, Paulo era prisioneiro em Roma, mas desde que conheceu Jesus seu espírito era livre, especialmente do pecado, pois para ele 'o viver era Cristo e o morrer era lucro' (Fp.1:21).

Vivamos de modo digno da vocação a que fomos chamados, para que no dia da nossa partida, assim como Paulo, estejamos no lucro.

Se quiser ter sua fé aumentada leia a Palavra de Deus! (Romanos 10:17)

Laizyr Vidal
Ribeirão Preto - SP - Brasil

Friday, April 06, 2007


A MUDANÇA
"Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar."
Colossenses 3 : 5 - 8
Da mesma forma que vamos juntando bugigangas numa casa, assim somos nós antes de conhecermos Jesus, conhecermos de verdade, não apenas 'sabermos quem Ele é'. Uma coisa é feita com o intelecto, a outra com o coração. Uma nos traz informação, a outra traz 'vida nova'!
Lembro-me de quando o CONHECI e ACEITEI Jesus, impossível esquecer! Em apenas 100 metros (de uma esquina à outra), o Espírito Santo colocou de vez o dedo em todas as feridas, e pude reconhecer pelo nome verdadeiro, a maneira como vivia: 'em pecado'. Como uma pecadora redimida poderia continuar pecando como se não fosse nada de mais?
"Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo." João 16 : 8
Sim, o Espírito Santo estava ali em meu espírito renascido, mostrando-me que tudo tão normal para mim até então, não passava de pecado, de desobediência (vs. 6 e 7).
Eram tantas as coisas a serem abandonadas! Mas graças, porque Jesus veio para gente como você e eu, Ele mesmo disse: "Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes" e mais: "não vim chamar justos e sim pecadores [ao arrependimento]." Mateus 9 : 12 - 13
A obra estava feita em minha vida! Glórias a Deus! Mas era só o começo de uma longa jornada chamada SANTIFICAÇÃO, que só termina quando chegarmos à nossa Pátria verdadeira, pois aqui somos peregrinos (Hebreus 11 : 13).
A conversão (que quer dizer 'mudança de rumo'), é como uma mudança de casa mesmo, o velho "eu" tem de abrir mão de muitas coisas que até podem ter "aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia não têm valor algum contra a sensualidade." Colossenses 2 : 23
Primeiramente o convertido reconhece seu lugar, sai do 'trono da sua vida', onde reinou até então e coloca o verdadeiro ocupante do trono: JESUS!
Com Jesus no centro da vida as coisas vão se encaixando, a ordem vai se estabelecendo, a paz vai entrando em nosso coração (Cl. 3 : 15) e ficamos agradecidos.
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14 : 27
É esse tipo de paz que Ele nos dá!
Vão para o lixo: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, avareza, ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar...
Um coração cheio da paz de Cristo não tem espaço para nada disso, só para louvar, glorificar, engrandecer e anunciar o nome do SALVADOR!
Que nosso Deus e Pai abençoe a todos com toda sorte de bênção espiritual.
Laizyr Vidal - Ribeirão Preto -SP - Brasil

Tuesday, April 03, 2007


GUARDA-ROUPA CRISTÃO
"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade."
Colossenses 3:12
Que "guarda-roupa" maravilhoso nosso Amado Pai nos dá nessa pequena porção da Sua palavra!
Revestir é o mesmo que vestir por cima, e o que se veste por cima é o que aparece, como um casaco, uma capa, todo o resto fica por baixo, não é visto. E não importa a estação do ano, estes 'modelos' sempre caem bem, vejam só: usando 'misericórdia' podemos nos apresentar diante de qualquer pessoa e sempre faremos boa figura. A 'misericórdia' faz com que nos coloquemos no lugar do próximo, sentindo como ele se sente, assim o compreendemos e podemos usar a 'bondade', que sempre vai bem em todas as ocasiões.
Gostamos de ver os outros usando 'bondade', então, devemos usá-la também! A 'bondade', assim como os outros 'itens' do guarda-roupas celestial fica muito bem em qualquer idade.
Agora, se quisermos realmente sentir-nos chiques, podemos usar e abusar da 'humildade', nuca devemos sair de casa sem ela! Trajando 'humildade' podemos circular tanto entre a realeza quanto em meio ao subúrbio mais distante, seremos sempre bem recebidos.
Já a 'mansidão' é tão despojada que usando-a sentimo-nos sempre em meio a um jardim florido, mesmo que esteja nevando por mais de uma semana ou, ao contrário, o sol esteja escaldante!
A 'longanimidade'... Ah! A 'longanimidade'!
Com ela estamos prontas para correr uma maratona, mas nunca os 100 metros rasos! A 'longanimidade' é mais ou menos a combinação de 30% de paciência com 30% tolerância e 40% de amor. Esse 'tecido' é bastante elástico e confortável, com a 'longanimidade' podemos ir longe!
Tudo o que Deus coloca à nossa disposição é importante e só nos faz bem.
Revista-mo-nos de todos esses sentimentos:
Misericórdia
Bondade
Humildade
Mansidão
Longanimidade
Estes, e mais alguns outros (Gl. 5:22), são a manifestação do Espírito Santo em nossa vida, o Consolador prometido por Jesus! (Jo. 14:16 e 26; 15:26)
Bênçãos sem medida a todos!
Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - Brasil


A PAZ DE CRISTO

"Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos coração, a qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos." Cl. 3:15 (Veja também Ef. 4:1-16)

Deve ser um dos maiores desejos do nosso ser, ter a paz de Cristo, aquela que 'excede todo entendimento' (Fp. 4:7), como árbitro, como juiz em nosso coração. Quanta injustiça evitaríamos! Quanto sofrimento poderia ser poupado!

A paz de Cristo é perfeita, fomos chamados para ela, a fim de formarmos um só corpo. Assim como a palavra diz que: no casamento o "homem deixa seu pai e sua mãe para unir-se à mulher que formará com ele uma só carne" (Gn. 2:24), assim também nós, somos chamados para sermos santos, separados para Deus, formando com Cristo um só corpo. A igreja é o corpo e Cristo a cabeça, unidos formam um corpo perfeito.

Há festa no céu quando alguém aceita Jesus como seu Senhor e Salvador! Como é bom saber que Deus teve tão grande amor por nós que não negou nem mesmo a vida de Seu unigênito (Jo. 3:16) para que por Seu sangue derramado, o sangue puro de um Cordeiro sem máculas, pudéssemos ser salvos, resgatados do nosso fútil procedimento (1 Pe. 1:18).

Nada há que possamos fazer por nós mesmos para obter a salvação, somente aceitando Jesus em nossa vida, abrindo a porta do coração quando Ele bate (Ap. 3:20) é que alcançamos a salvação eficaz e definitiva! Passamos então a fazer parte do 'corpo de Cristo' e só nos resta uma atitude, o que diz o final de Colossenses 3:15 _ SER AGRADECIDOS!

Que nosso Amado Pai derrame bênçãos sem medida sobre a vida de cada leitor!

Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - Brasil


HABITAÇÃO DA PALAVRA


"Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
Colossenses 3:16

Que maravilha ter a palavra de Cristo habitando "ricamente" em nós! De quantas enrascadas nos livraríamos se tão somente fôssemos a habitação da palavra de Cristo, que é viva e eficaz, capaz de discernir os pensamentos e os desígnios do coração (Hb. 4:12).

Deus manda que busquemos adquirir instrução, conhecimento e que compartilhemos essa instrução na forma de aconselhamento, com sabedoria.
Sabedoria é uma palavra interessante, até parece acumulo de vivência, algo que os anos trazem junto com cabelos brancos, rugas, menopausa e outros achaques da velhice, mas não é isso. A sabedoria é conseguida através da convivência com a palavra de Deus, por isso podemos encontrar jovens sábios e anciãos sem sabedoria alguma, ou muito pouca.

Gosto do Salmo 25:14 que diz: "A intimidade do Senhor é para os que o temem (respeitam, buscam) aos quais ele dará a conhecer a sua aliança."
Só conseguimos ser íntimos de pessoas com as quais passamos tempo, conversando, convivendo, tendo prazer em sua companhia, logo, só teremos intimidade com o Senhor tendo uma vida de oração, com o cuidado de reservar um tempo para ouvir ao Senhor. Para isso é importante alimentarmo-nos de fartas porções da Palavra, assim, na hora oportuna o Espírito Santo trará à nossa mente 'a porção', 'o bocado' da palavra que se encaixa perfeitamente à situação.

Paulo, o grande apóstolo dos gentíos, recomenda ao jovem Timóteo que "procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Tm. 2:15)
Esta recomendação é tão válida hoje para nós no século 21, quanto foi ao jovem Pastor Timóteo no 1° século.

Uma passagem muito linda da palavra encontra-se em Fp. 4:8, este versículo nos revela o quê deve ocupar nosso pensamento, leia-o: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."

A segunda parte de Cl. 3:16 é igualmente importante, pois o louvor deve fazer parte da vida de todo filho de Deus, é algo poderosíssimo, uma verdadeira arma contra o maligno, que não suporta ouvir louvores a Deus e logo 'bate em retirada'! A palavra nos exorta "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4 : 7).

Pois não espere mais! Ligue o rádio, o Cd Player, o MP3, o que quer que possa tocar louvores ao Senhor. Se não tiver nada disso, cante, louve ao Criador com sua própria voz! Tenha certeza que o Pai receberá o seu louvor da mesma forma que recebe o de grandes cantores, porque Ele ouve com o coração!

Que Deus abençoe a todos rica e abundantemente!

Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - Brasil

Tuesday, March 27, 2007


VELHO HOMEM X NOVO HOMEM


"Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;"
Colossenses 3:9-10

Essa pegou "em cheio" e veio bem na hora, é... Deus nunca se atrasa ou se afoba, com Ele é tudo no seu devido tempo.

Sempre achei que o "despir-se do velho homem" fosse algo como quem tira de uma só vez toda a roupa para tomar um banho, mas quando entro em minha "banheira espiritual", lá vejo-me usando ainda as meias... Então saio para tirar as meias, quando volto percebo que ainda estou usando a blusa, lá vou eu novamente para fora da "banheira" tirar a blusa e assim vai, a cada nova tentativa de poder banhar-me para, estando "limpa" poder "revestir-me do novo homem" (no meu caso da nova mulher, claro), lá pego-me usando ainda alguma peça do "velho homem"...

Percebo então que o importante é ir tirando as peças do 'velho homem' e já ir vestindo as do 'novo homem que se refaz para o pleno conhecimento segundo a imagem daquele que o criou'. É a famosa SANTIFICAÇÃO, um alvo a ser atingido aos poucos, um destino muito desejado, mas palmilhado devagar, onde cada centímetro conquistado é uma vitória! As quedas são duras muitas vezes, pois poderiam ser evitadas e eu, pessoalmente, fico muito zangada comigo mesma por ver os "alertas" de Deus (todos contidos na Sua Palavra) e não lhes dar a devita atenção.

O importante entretando é não desistir jamais! Se não consigo despir-me total e imediatamente do "velho homem", para banhar-me em minha 'banheira espiritual', não faz mal, Jesus de uma só vez já lavou-me com seu sangue remidor.

Posso ir desfazendo-me de cada peça do 'velho homem' a cada vez que a encontrar e substituindo-a pela peça do 'novo homem'. Cada troca do 'velho' pelo 'novo' terá sempre um valor inestimável, o sabor de uma conquista.

É, a SANTIFICAÇÃO é uma conquista diária, sempre prosseguindo para atingir o alvo, o prêmio que é "a soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" "Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos." Filipenses 3:14-16

Quando o sinal de alerta dispara é porque não estamos mais andando 'de acordo com o que já alcançamos' e o quanto antes tomarmos providências para 'voltarmos ao curso' tanto dele menos teremos nos afastado. Por isso a ordem: "vigiai" (Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Marcos 14 : 38). Estando alertas ouviremos imediatamente o alarme que nos chama de volta ao caminho do Senhor, que tem cuidado e não nos deixa desviar 'nem para a esquerda e nem para a direita'.
Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. (Provérbios 4 : 27)

Graças Pai, pelo sinal de alerta de hoje!

Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP

Monday, March 26, 2007


"Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra."
(Colossenses 3 : 2)
É lógico que Deus não está mandando que não nos preocupemos mais com as coisas "aqui da terra", como: cozinhar, cuidar da casa, da aparência ou de como agradar ao marido. Antes pelo contrário, Ele quer que façamos todas essas coisas relacionadas ao que é "aqui da terra", mas... E sempre tem um mas...
O primeiro lugar em nossa vida, nossa 'prioridade' (Deus sabe o quanto é importante estabelecer prioridades!) deve ser "as coisas lá do alto".
Parece contraditório a você?
Pois eu lhe digo: não é!
Em Eclesiastes 3 : 1 lemos que: "há tempo para todo propósito debaixo do sol" e é verdade, claro!
Se viermos a ocupar-nos primeiro com todas as coisas "aqui da terra" que descrevi, acabaremos ficando vazias, fúteis e até mesmo materialistas. Mas... (olha "ele" aí novamente...) se antes de mais nada, pensarmos primeiro "nas coisas lá do alto", onde a perfeita vontade de Deus para nossa vida está, então (o "então" sempre segue o "mas") nossas prioridades estarão em ordem!
Por exemplo: é muito agradável passar horas com aquela amiga tão querida ao telefone, mas não é sábio fazê-lo às 11 horas da manhã, quando a família está prestes a chegar para o almoço, e digo isso por experiência própria, estômagos vazios são impacientes!
Como era bom ouvir meus três filhos chegando da escola com o papai! Já entravam dizendo estar "mortos de fome" e querendo saber o quê tinha para o almoço, enquanto desvencilhavam-se de suas mochilas. Cheguei a bordar um avental com a frase: Do you are dying of hungry? Nem sei se estava escrito certo, mas o que eu queria dizer era: Vocês estão morrendo de fome?
Aquela realidade já se foi, hoje tenho as manhãs e tardes bem mais tranqüilas, menos bocas para alimentar na hora do almoço. O ninho ficou vazio e a casa enorme, mas tenho agora muito mais tempo para pensar nas "coisas lá do alto" e orar, especialmente por aqueles "famintos" que por tantos e tantos anos agitaram minha vida com música alta, ajuda em vésperas de provas, briguinhas por besteiras, bagunça nos quartos, implicância com barulhos na hora de dormir... Em meio à correria da manhã, com o papai esperando no carro para levá-los à escola, uma pausa para dar-nos as mãos e fazermos uma breve oração pelo dia que começava... E lá iam eles correndo...
Onde cada um estiver agora, nesta manhã, que Deus os abençoe e às suas famílias!
Graças Pai por ter confiado a mim estas vidas!