Tuesday, April 03, 2007


HABITAÇÃO DA PALAVRA


"Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
Colossenses 3:16

Que maravilha ter a palavra de Cristo habitando "ricamente" em nós! De quantas enrascadas nos livraríamos se tão somente fôssemos a habitação da palavra de Cristo, que é viva e eficaz, capaz de discernir os pensamentos e os desígnios do coração (Hb. 4:12).

Deus manda que busquemos adquirir instrução, conhecimento e que compartilhemos essa instrução na forma de aconselhamento, com sabedoria.
Sabedoria é uma palavra interessante, até parece acumulo de vivência, algo que os anos trazem junto com cabelos brancos, rugas, menopausa e outros achaques da velhice, mas não é isso. A sabedoria é conseguida através da convivência com a palavra de Deus, por isso podemos encontrar jovens sábios e anciãos sem sabedoria alguma, ou muito pouca.

Gosto do Salmo 25:14 que diz: "A intimidade do Senhor é para os que o temem (respeitam, buscam) aos quais ele dará a conhecer a sua aliança."
Só conseguimos ser íntimos de pessoas com as quais passamos tempo, conversando, convivendo, tendo prazer em sua companhia, logo, só teremos intimidade com o Senhor tendo uma vida de oração, com o cuidado de reservar um tempo para ouvir ao Senhor. Para isso é importante alimentarmo-nos de fartas porções da Palavra, assim, na hora oportuna o Espírito Santo trará à nossa mente 'a porção', 'o bocado' da palavra que se encaixa perfeitamente à situação.

Paulo, o grande apóstolo dos gentíos, recomenda ao jovem Timóteo que "procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Tm. 2:15)
Esta recomendação é tão válida hoje para nós no século 21, quanto foi ao jovem Pastor Timóteo no 1° século.

Uma passagem muito linda da palavra encontra-se em Fp. 4:8, este versículo nos revela o quê deve ocupar nosso pensamento, leia-o: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."

A segunda parte de Cl. 3:16 é igualmente importante, pois o louvor deve fazer parte da vida de todo filho de Deus, é algo poderosíssimo, uma verdadeira arma contra o maligno, que não suporta ouvir louvores a Deus e logo 'bate em retirada'! A palavra nos exorta "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4 : 7).

Pois não espere mais! Ligue o rádio, o Cd Player, o MP3, o que quer que possa tocar louvores ao Senhor. Se não tiver nada disso, cante, louve ao Criador com sua própria voz! Tenha certeza que o Pai receberá o seu louvor da mesma forma que recebe o de grandes cantores, porque Ele ouve com o coração!

Que Deus abençoe a todos rica e abundantemente!

Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - Brasil

No comments: