Monday, April 16, 2007


VOCAÇÃO


"Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vículo da paz." Efésios 4:1-3

Andar de modo digno da vocação a que fomos chamados... Paulo roga que seus filhos na fé em Éfeso andem assim. Veja o verbo usado: ROGAR, que significa 'pedir com instância, suplicar', trata-se de um pedido feito com muito empenho.

Ora, para sermos dignos dessa vocação precisamos desenvolver certas qualidades e só 'convivendo' intimamente com a Palavra de Deus saberemos quais, esse versículo mesmo nos dá algumas dicas: andar em humildade, mansidão, longanimidade, suportando-nos em amor.

Tenho que fazer uma pausa aqui. Por décadas achei que isto significava que, mesmo que alguns irmãos fossem 'insuportáveis' (...) nossa obrigação era a de suportá-los (tolerá-los) e em amor! Ô dificuldade...
Recentemente entendi que suportar neste caso era 'dar suporte', apoio. Como esta e outra passagem em Colossenses 3:13 passaram a fazer sentido! Tem tudo a ver com 'levar as cargas uns dos outros (Gl. 6:2)!

Além disso, Paulo nos exorta a esforçarmo-nos 'com afinco' para preservar (proteger) a unidade do Espírito no vínculo da paz. Estar vinculado à paz é estar unida à ela

Quando escreveu esta carta, Paulo era prisioneiro em Roma, mas desde que conheceu Jesus seu espírito era livre, especialmente do pecado, pois para ele 'o viver era Cristo e o morrer era lucro' (Fp.1:21).

Vivamos de modo digno da vocação a que fomos chamados, para que no dia da nossa partida, assim como Paulo, estejamos no lucro.

Se quiser ter sua fé aumentada leia a Palavra de Deus! (Romanos 10:17)

Laizyr Vidal
Ribeirão Preto - SP - Brasil

No comments: