Tuesday, March 27, 2007


VELHO HOMEM X NOVO HOMEM


"Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;"
Colossenses 3:9-10

Essa pegou "em cheio" e veio bem na hora, é... Deus nunca se atrasa ou se afoba, com Ele é tudo no seu devido tempo.

Sempre achei que o "despir-se do velho homem" fosse algo como quem tira de uma só vez toda a roupa para tomar um banho, mas quando entro em minha "banheira espiritual", lá vejo-me usando ainda as meias... Então saio para tirar as meias, quando volto percebo que ainda estou usando a blusa, lá vou eu novamente para fora da "banheira" tirar a blusa e assim vai, a cada nova tentativa de poder banhar-me para, estando "limpa" poder "revestir-me do novo homem" (no meu caso da nova mulher, claro), lá pego-me usando ainda alguma peça do "velho homem"...

Percebo então que o importante é ir tirando as peças do 'velho homem' e já ir vestindo as do 'novo homem que se refaz para o pleno conhecimento segundo a imagem daquele que o criou'. É a famosa SANTIFICAÇÃO, um alvo a ser atingido aos poucos, um destino muito desejado, mas palmilhado devagar, onde cada centímetro conquistado é uma vitória! As quedas são duras muitas vezes, pois poderiam ser evitadas e eu, pessoalmente, fico muito zangada comigo mesma por ver os "alertas" de Deus (todos contidos na Sua Palavra) e não lhes dar a devita atenção.

O importante entretando é não desistir jamais! Se não consigo despir-me total e imediatamente do "velho homem", para banhar-me em minha 'banheira espiritual', não faz mal, Jesus de uma só vez já lavou-me com seu sangue remidor.

Posso ir desfazendo-me de cada peça do 'velho homem' a cada vez que a encontrar e substituindo-a pela peça do 'novo homem'. Cada troca do 'velho' pelo 'novo' terá sempre um valor inestimável, o sabor de uma conquista.

É, a SANTIFICAÇÃO é uma conquista diária, sempre prosseguindo para atingir o alvo, o prêmio que é "a soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" "Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos." Filipenses 3:14-16

Quando o sinal de alerta dispara é porque não estamos mais andando 'de acordo com o que já alcançamos' e o quanto antes tomarmos providências para 'voltarmos ao curso' tanto dele menos teremos nos afastado. Por isso a ordem: "vigiai" (Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Marcos 14 : 38). Estando alertas ouviremos imediatamente o alarme que nos chama de volta ao caminho do Senhor, que tem cuidado e não nos deixa desviar 'nem para a esquerda e nem para a direita'.
Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. (Provérbios 4 : 27)

Graças Pai, pelo sinal de alerta de hoje!

Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP

No comments: