Saturday, December 10, 2011

Um convidado VIP no Natal


Vou contar um segredo, antigamente eu não gostava de Natal, achava triste, pensava nos menos afortunados, não que eu fosse uma super abastada, mas dava pro gasto. A véspera de Natal em casa era sempre uma correria, minha mãe queria fazer quantos pratos pudesse em tempo recorde e ainda sair para comprar presentes, o que em São Paulo - Capital era uma coisa de doido, enfim a família ia chegando e os primos começavam a brincar, os pais não aguentavam a pressão e distribuíam os presentes antes da meia-noite, aí a farra começava e não tinha hora pra acabar...
É claro que nessa hora os menos afortunados já tinham ido pelo ralo e eu nem me lembrava mais, mas isso é ser criança, acho até estranho que eu pensasse neles em tão tenra idade.

Durante minha adolescência a família já não se reunia mais e o Natal aí sim era chato, só velhos em casa, ou seja, meus pais e meu irmão, o jovem mais devagar da face da terra, foram anos difíceis.

Já bem no final da minha adolescência conheci Alguém que fez toda a diferença em todos os Natais seguintes. Como eu gostaria de tê-lO conhecido há mais tempo, mas conhecido de verdade, não só pela fama.

O fato é que o Natal passou a ter outro sentido, um sentido verdadeiro e de fato importante, não interessava quem estaria presente à ceia, mas Ele não poderia mais faltar.
Ele é o convidado V.I.P. dessa noite, na verdade de todas as outras noites também, mas no caso Ele é o aniversariante, sim, se tem Alguém que é Very Important People é Ele e no entanto é tão simples, o mais simples de todos os seres humanos que já nasceram, sim, porque Ele foi perfeito homem e é perfeito Deus.

Desde então eu amo o Natal, tudo bem que não é a data exata de Seu nascimento, mas que diferença faz, Ele nasceu em um dia desconhecido e então escolhemos 25 de dezembro para comemorar!

Amigos, façam como na figura acima, deixem uma cadeira vazia, para o seu convidado de honra, isso vai fazer toda a diferença e você ainda vai poder contar para sua família e seus convidados o por quê daquela cadeira vazia, na verdade o convidado especial, Aquele que é de fato V.I.P. está sentado nela.

Jesus - O aniversariante!


Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - 10/12/2011 - sábado - 17:28h

Wednesday, October 26, 2011

















Quem quer ser um missionário?



















Em 2009 um filme produzido por americanos e ingleses filmado na Índia concorreu ao Oscar com um nome bem parecido, era: Quem quer ser um milionário? E o filme levou 8 estatuetas, o prêmio mais cobiçado por todos os que trabalham em cinema.
Eu não assisti ao filme nem sou milionária, mas sei o que uma vida de milionários pode nos trazer.














Vejam o que uma vida de milionário lhes reserva:


























Nada mal, não é mesmo?


Mas com tantas distrações, tantas opções de lazer, quantos escolheriam estar na casa do Senhor 2 ou 3 vezes por semana?_ Olha Senhor, eu até queria ir à Tua casa, mas tenho muitos compromissos, sabe como é. manter todo esse império demanda muito tempo, o Senhor sabe como é... (Sim, o Senhor sabe exatamente o que está se passando nesse coração enganoso e corrupto). Assim que der eu dou uma passadinha por aí, mas olha, continue a abençoar tudo isso que tenho e que sei, veio do Senhor!


Porém, muitas dessas fortunas foram conseguidas de maneira ilícita e isso não vem de Deus com toda a certeza! Nada que vá nos afastar dEle virá dEle mesmo, pois é PECADO e o pecado não vem de Deus, antes vem do seu próprio autor, o inimigo de Deus e nosso também, se é que somos de Cristo! Muitas vezes nem é de satanás que vem esse pecado de amor pelo dinheiro, e sim de nós mesmos, ele pode nos tentar e nós podemos dizer não, meu Deus em primeiro lugar e ponto.


Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência (desejo pelas riquezas) concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Tiago 1:13-15


Mas nem precisamos ir tão longe, pra afastar algumas pessoas de Deus, bastam alguns empecilhos como: uma chuva, uma visita inesperada, uma boa chamada do Fantástico e pronto, já vem aquela pseudo dorzinha de cabeça e ficamos em casa, pedimos uma pizza e pronto, afinal, semana que vem a igreja vai estar lá no mesmo lugar... Não vai?


Será?


Agora vamos ver a outra pergunta:


Quem quer ser um missionário?


Um pastor amigo meu dizia que pra saber quais eram os missionários da denominação bastava olhar para a frente da igreja em dias de assembléia e ver as marcas dos carros, os melhores eram dos missionários, todos americanos, recebendo em dólares e gastando em cruzeiros na época... Era a festa da uva, vivam bem, moravam bem, seus filhos estudavam nas melhores escolas da cidade, igrejas americanas os mantinham e eram fiéis nessa manutenção, mas a cada 5 anos eles precisavam voltar para os Estados Unidos e ver se essas igrejas estavam dispostas a continuar mantendo a obra que eles estavam fazendo e para tanto eles precisavam mostrar serviço.


Já muitas vezes o que acontece com missionários brasileiros que se aventuram a “ir” é o seguinte: quem não é visto não é lembrado, como a família está no campo missionário e não mais em todos os cultos da igreja, se não pedirem, mendigarem mesmo, são facilmente esquecidos e ninguém lembra que suas necessidades precisam ser atendidas, estão longe, mas continuam comendo, se vestindo, tendo contas como água. luz e outras para pagar. Houve um compromisso no início? Houve. Então esse compromisso precisa ser honrado, é o que se espera de um servo de Deus.


Mas nem todo missionário leva a vida assim, como os americanos que falei, muitos levam uma vida muito parecida com a de alguém que todos conhecem muito bem: o apóstolo Paulo e não apenas Paulo, mas também: Silas, Timóteo, Barnabé e outros.


E agora?


Quem quer de fato ser um missionário?


A receita está na Bíblia: Marcos 8:34 “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”


E mais:


E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Lucas 9:62


Simples assim...


Mas o que será da sua vida?

Deixe isso com Deus, Ele nunca desampara os Seus.


Romanos 5:3-5 “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”


Romanos 8:35-39 “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?Como está escrito: Por amor de Ti somos entregues à morte todo dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”


Então?

Quem quer ser um missionário?


Se você tem um chamado, não faça como fez o jovem rico que foi embora pensando: “_ Com tanta coisa para me pedir, ‘Esse Cara’ foi pedir logo a minha grana?”


Mas mesmo que você não tenha um chamado específico para missões, lembre-se do que o Mestre disse pouco antes de partir para a glória: Marcos 16:15 “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”


Simples assim!


Podemos pregar com palavras e com nossas atitudes, o importante é que as pessoas vejam a luz brilhando em nós e sintam o agradável sabor do sal em nossas palavras.


Colossenses 4:6 “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.”


1 Pedro 3:15b “estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.”


Porque o mundo deseja essa esperança que nós temos, só precisam saber o que fazer para então escolherem e cabe a cada um de nós levar-lhes essas boas novas.


Toda manhã após nossa oração vamos começar a perguntar ao Senhor:

E então Senhor?

Quem o Senhor tem para que eu evangelize hoje?

Mas com um desejo genuíno de ver uma vida salva naquele dia. Muitos passarão por nós, uns crerão, outros não, mas a semente tem que ser lançada, quer pessoalmente, quer por telefone, por e mail, por blogs, por sites, pelo rádio, os meios de comunicação só fazem aumentar, vamos aproveitá-los!


Mais uma coisinha, não se esqueçam de ter um compromisso financeiro com alguma obra missionária e especialmente de orar pela obra e pelos obreiros, como todos puderam ver, eles precisam e muito que nós os “suportemos”.


Deus abençoe a todos!


Quem puder e quiser, procure no www.youtube.com filmes sobre a Igreja Perseguida, vale a pena sabermos como muitos irmãos estão vivendo e como tantos estão morrendo por causa do evangelho.


Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - Brasil - 20:25h (Horário brasileiro de verão)

Sunday, October 23, 2011



É preciso suportar


“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós”Colossences 3:13

Durante anos, creio que décadas mesmo, li esse versículo e pensei: “realmente, tem pessoas na igreja que precisamos suportar, embora não seja fácil...”


Esse suportar que eu “praticava” era no sentido de aguentar a pessoa embora ela fosse chata, desagradável, às vezes até insuportável, mas sabe como é... Se dizia crente, frequentava a igreja, então em nome da ordem recebida do Senhor através desse versículo eu fazia cara de paisagem e tentava até ser simpática.


Certa vez conheci uma senhora na igreja que era uma dessas pessoas, do nada eu não tinha ido com a cara dela e pronto. A voz dela me irritava, tudo que ela fazia parecia ser por estar querendo aparecer.


Um dia o Senhor falou comigo nitidamente: “Ore por ela!”
Como não tenho costume de discutir com Deus, comecei a orar por ela, conclusão: passamos a ser amigas. A obediência de fato faz milagres em nossa vida!


Será que isso não acontece muitas vezes dentro de nossas casas? Em um dado momento começamos a “suportar” os maridos ou as esposas, às vezes até um filho? Antes de criticar, dizer que fulano não tem jeito mesmo, é impressionante, mas já ouvi isso de pais, que coisa triste, foi ele mesmo quem criou esse “fulano que não tem jeito”! Caia de joelhos agora mesmo e comece a pedir perdão ao Pai para só depois orar por quem quer que seja.


Mude seu jeito de agir e veja que as mudanças acontecerão, mas faça isso sempre seguindo as orientações do Pai, elas são facilmente achadas em qualquer boa versão da Bíblia Sagrada.

Ah! Aprendi que “suportar” não é aguentar e sim “dar suporte” ou seja, ajudar, assim, suportar uns aos outros nada mais é que nos ajudarmos mutuamente, vivendo como verdadeiros filhos do Altíssimo.


Experimente esta semana orar por aqueles que você está “suportando” e vá anotando as diferenças que vão acontecer!


Laiz Vidal – Ribeirão Preto – SP

Wednesday, September 14, 2011



Como diziam meus pais: "Combinado não é caro".

"Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
Assim como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema." Gálatas 1:6-9

O que é esse evangelho, senão que Cristo morreu em nosso lugar, porém essa "graça" (favor imerecido), não é enfiada goela abaixo de todos, mas reservada "àqueles que nEle creem" esses sim, não perecerão, mas terão a vida eterna. Vejam em João 3:16

Por muito tempo a palavra foi "oculta" do povo pelo "clero" por interesses escusos, mas Deus abriu os olhos de um servo e este "voltou a enxergar que o justo viverá pela fé" (Romanos 1:17 / Habacuque 2:4) e ninguém, nem mesmo o clero conseguiu "tapar a boca" desse homem. Essa "pequena" abertura de olhos e entendimento causou uma revolução no mundo, revolução esta que vivemos até hoje.

Este acontecimento fez com que as pessoas começassem a ter acesso à palavra e nela vemos claramente que Jesus não veio revogar a lei, mas cumprí-la, isso porque nenhum homem havia conseguido, pois se alguém a tivesse cumprido, seria perfeito e não haveria necessidade de o Senhor Jesus se "abalar", deixando Sua glória nascendo humildemente em uma estrebaria, onde com certeza o cheiro não era dos melhores, nem repousado em uma manjedoura que certamente também passava bem longe de ser um local esterilizado para receber um recém nascido.

Como sabemos, esse pequeno bebê teve uma vida breve, morreu aos 33 anos, no auge de sua juventude, após ter "cumprido toda a lei" e como conhecia muito bem a humanidade, resumiu TODA a lei nesses dois tópicos:


  1. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e com todas as tuas forças e SÓ a Ele prestarás culto.

  2. Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Uma vez que TODA a palavra foi divinamente inspirada, ela certamente merece crédito, de capa a capa.


Em 1 Coríntios 1:10 Paulo faz uma exortação muito importante, como todas, é claro. Ele usa um termo que parece "pedir", mas se olharmos atentamente, exortação é um tipo de "bronca", vejamos:


"Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões, antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer." 1 Coríntios 1:10


União é o que Deus deseja de nós, será tão difícil assim?


Esse versículo não se refere a uma situação em especial apenas, mas TODAS as situações que enfrentamos dia após dia dentro de todas as igrejas e Paulo vai além, na mesma carta e diz:


"Até a presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez, e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.
Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos amados".
1 Coríntios 4:11-14


E mais:


"O existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?"
1 Coríntios 6:7


É difícil passar por uma situação dessas, mas Paulo passou por outras infinitamente piores e passou cantando louvores!


"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam." Atos 16:25


E qual o resultado disso?
Mais uma família inteira convertida a Cristo, continue lendo até o versículo 34.


Todos somos servos e até nos orgulhamos de certa forma, mas quando somos tratados pelos outros como servos sentímo-nos humilhados, injuriados.


Mais uma vez precisamos voltar para 1 Coríntios 1:10.


"Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono." Apocalipse 3:21


Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - Brasil - 09:14h - 14/09/2011 (escrito originalmente em 10/06/2011)

Wednesday, May 18, 2011




MISERICÓRDIA


"Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor, a misericórdia o assistirá". Salmos 32:10


Somos criaturas feitas por Deus, o Senhor, à Sua imagem, conforme a Sua semelhança, não somos "animais racionais".

Os animais foram sendo criados "apenas e tão somente" pela Sua palavra, mas o homem não, o Senhor o fez, o moldou, cuidou de cada detalhe e por fim soprou em suas narinas o fôlego da vida e ele (o homem) passou a ser alma vivente, convivendo com o Senhor, tendo comunhão conTigo, a mesma comunhão que voltamos a ter quando sinceramente nos arrependemos de nossos pecados e aceitamos o Senhor Jesus em nossa vida como nosso Salvador e Senhor, o Dono da nossa vida e ao Dono só nos cabe obedecer e a obediência abrange a confiança e esse versículo nos diz que aquele que confia no Senhor a Sua misericórdia o assistirá.


Parando um instante para pensar sobre o que é misericórdia vemos a Tua bondade, o Teu amor em ação, pois misericórdia significa "não recebermos o que merecemos". O que nós merecíamos realmente era aquela dura e pesada cruz, mas o Senhor Jesus usou-a para levar sobre ela TODAS as nossas iniquidades, só precisamos desejar sermos livres e O aceitarmos.


Graças Senhor, pela providência da salvação e pela Tua infinita misericórdia!


Esse mesmo versículo começa dizendo que o ímpio terá de passar por muito sofrimento, nós também sofremos muitas vezes, mas podemos contar com a Tua misericórdia, já para o ímpio não há promessas...

E pensar que entre o ímpio e a Tua misericórdia está uma simples palavra sincera com relação ao que Jesus fez na cruz: "_Aceito"!


Vamos orar pelos missionários que estão no campo, que o Senhor os cubra de cuidados e vamos criar também o hábito de obedecer e ofertar para a obra do Senhor, o tempo é curto...

Jesus realmente está voltando!


Deus abençoe a todos!


Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - Brasil (19/05/2011 - 0:21h)

Monday, February 07, 2011

"de cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus". Romanos 1:6


Somos "chamados para sermos de Jesus"!
Sabe lá o quê é isso?


Imagine quando você quer muito algo, mas muito mesmo!

Um carro novo, uma casa, uma viagem... Algo que além de querer, você acha que precisa, que não pode passar sem.

Então o que você faz?


Planeja.

Calcula.

Corta alguns gastos.

Sacrifica-se enfim!


Pois é, você faz tudo isso para atingir seu objetivo, e olhe que todos os bens que citei são "temporários", absolutamente "transitórios", quando você morrer tudo fica para ser partilhado entre seus familiares, exceto a viagem, é claro...


Jesus quer que nós sejamos dEle, não hoje, nem amanhã, mas eternamente! Para tanto Ele foi preparar-nos lugar.


"Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.

E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também". João 14:2-3


Tudo para que estejamos com Ele em um lugar maravilhoso, onde não haverá mais dores, lágrimas ou dissabores, um lugar de paz constante! Leia em Apocalipse 22:1-6.


Para conseguir as "coisas" que você deseja, você terá de fazer sacrifícios e ao conseguí-las ainda terá preocupações como: fazer um seguro, pois o que você deu um duro danado para conseguir pode ser roubado ou danificado em segundos.


Por desejar que sejamos dEle, Jesus também pagou um alto preço, um preço que você não está disposto a pagar pelo que quer, com certeza.


Para que possamos ser de Jesus o preço pago foi a Sua própria vida. Leia em João 3:16


Para nos resgatar do destino que aguarda os que não O desejarem, Ele pagou o preço com absolutamente TODO o Seu sangue, sangue de um inocente, derramado na cruz do Calvário. Calvário é um lugar de morte, mas a morte de Jesus foi que nos trouxe a vida eterna. Vida eterna ao lado dEle!
Porque Ele verteu Seu sangue até a morte e morte de cruz, uma morte reservada somente aos "malditos", algo vexatório, humilhante! Mas ao terceiro dia Ele ressuscitou e vivo está, pelos séculos dos séculos!
Sabendo de tudo isso, muito mais que qualquer bem material, eu quero é aceitar esse sacrifício que Jesus fez por mim e por você e por quantos desejarem ser dEle. Muito mais que qualquer outra coisa que o mundo possa me oferecer.
Por que?
Porque sei que tenho um "prazo de validade" nessa terra e quero passar a eternidade junto dAquele que me amou ao ponto de entregar Sua própria vida por mim.
Eu sou chamada para ser de Jesus!
Minha resposta é: _"Eis-me aqui Senhor!
E a sua qual será?
Laiz Vidal
Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil - 19:17h - 07/02/2011