Wednesday, September 14, 2011



Como diziam meus pais: "Combinado não é caro".

"Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
Assim como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema." Gálatas 1:6-9

O que é esse evangelho, senão que Cristo morreu em nosso lugar, porém essa "graça" (favor imerecido), não é enfiada goela abaixo de todos, mas reservada "àqueles que nEle creem" esses sim, não perecerão, mas terão a vida eterna. Vejam em João 3:16

Por muito tempo a palavra foi "oculta" do povo pelo "clero" por interesses escusos, mas Deus abriu os olhos de um servo e este "voltou a enxergar que o justo viverá pela fé" (Romanos 1:17 / Habacuque 2:4) e ninguém, nem mesmo o clero conseguiu "tapar a boca" desse homem. Essa "pequena" abertura de olhos e entendimento causou uma revolução no mundo, revolução esta que vivemos até hoje.

Este acontecimento fez com que as pessoas começassem a ter acesso à palavra e nela vemos claramente que Jesus não veio revogar a lei, mas cumprí-la, isso porque nenhum homem havia conseguido, pois se alguém a tivesse cumprido, seria perfeito e não haveria necessidade de o Senhor Jesus se "abalar", deixando Sua glória nascendo humildemente em uma estrebaria, onde com certeza o cheiro não era dos melhores, nem repousado em uma manjedoura que certamente também passava bem longe de ser um local esterilizado para receber um recém nascido.

Como sabemos, esse pequeno bebê teve uma vida breve, morreu aos 33 anos, no auge de sua juventude, após ter "cumprido toda a lei" e como conhecia muito bem a humanidade, resumiu TODA a lei nesses dois tópicos:


  1. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e com todas as tuas forças e SÓ a Ele prestarás culto.

  2. Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Uma vez que TODA a palavra foi divinamente inspirada, ela certamente merece crédito, de capa a capa.


Em 1 Coríntios 1:10 Paulo faz uma exortação muito importante, como todas, é claro. Ele usa um termo que parece "pedir", mas se olharmos atentamente, exortação é um tipo de "bronca", vejamos:


"Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões, antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer." 1 Coríntios 1:10


União é o que Deus deseja de nós, será tão difícil assim?


Esse versículo não se refere a uma situação em especial apenas, mas TODAS as situações que enfrentamos dia após dia dentro de todas as igrejas e Paulo vai além, na mesma carta e diz:


"Até a presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez, e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.
Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos amados".
1 Coríntios 4:11-14


E mais:


"O existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?"
1 Coríntios 6:7


É difícil passar por uma situação dessas, mas Paulo passou por outras infinitamente piores e passou cantando louvores!


"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam." Atos 16:25


E qual o resultado disso?
Mais uma família inteira convertida a Cristo, continue lendo até o versículo 34.


Todos somos servos e até nos orgulhamos de certa forma, mas quando somos tratados pelos outros como servos sentímo-nos humilhados, injuriados.


Mais uma vez precisamos voltar para 1 Coríntios 1:10.


"Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono." Apocalipse 3:21


Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - Brasil - 09:14h - 14/09/2011 (escrito originalmente em 10/06/2011)

No comments: