Thursday, April 19, 2007


OS MINISTÉRIOS DE CADA UM



"Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires." Colossenses 4:17

Paulo é ótimo! Direto, claro, sem meias palavras, nisso vemos a inspiração do Espírito Santo nas escrituras ("Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;" II Timóteo 3 : 16) aproveitando o que cada um de nós tem de melhor e 'aperfeiçoando'!

Por isso a Bíblia é tão atual e coerente, apesar de ter sido escrita por "muitas mãos", o Espírito era sempre o mesmo: O Santo!

Hoje em dia muitos correm de um lado para outro, na ânsia de sentirem-se atarefados, mesmo os que trabalham na obra do Senhor. Muitas vezes assumem compromissos que lhes custará caro cumprirem, pois é sempre o tempo que seria dedicado "aos seus" que é sacrificado. ("Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da família, negou a fé, e é pior do que o descrente." 1 Timóteo 5:8). Esse corre, corre é ilusão!

Se cada servo fizer a sua parte, ninguém será sobrecarregado e é bom ter em mente que cada um dará contas a Deus do que fez com seu tempo ("de maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Romanos 14 : 12).

Jesus espera que seus servos sejam achados fiéis, no entanto alguns de nós, na busca por essa fidelidade, às vezes 'atropelamos' alguns irmãos, tomando de suas mãos o ministério que lhes pertence, talvez por parecer mais atraente ou de maior destaque que seu próprio ministério.

O versículo acima porém é claro. Chama a atenção de alguém (Arquipo) para o ministério que este havia recebido e que, pela admoestação recebida, talvez estivesse sendo negligenciado.

Ainda hoje as pessoas querem revelações de Deus, mas a Palavra está completa, basta que a leiamos sempre em espírito de oração e dia após dia Deus irá revelando-se a cada um de nós.
Há um versículo em Deuteronômio que coloca um ponto final nesta questão, é o 29:29: "As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei."

Fica a pergunta: 'estamos cumprindo todas as palavras desta lei?'

Façamos o que Deus tem para nós, cumpramos o nosso ministério (e cada um tem o seu!) para que um dia possamos dizer como Paulo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (II Timóteo 4 : 7)

Que Deus nos fortaleça para cumprirmos a Sua perfeita vontade!

Laizyr Vidal

Ribeirão Preto - SP - Brasil


Somos Todos Iguais
"pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisso não há acepção de pessoas."
Colossenses 3:25
Em um mundo tão cheio de preconceitos, é muito bom saber que nosso Deus não faz acepção de pessoas.
Glórias por isso!
A maior prova deste fato foi dada quando Ele deu Seu Filho unigênito para resgatar todos que o aceitem. (João 3:16)
É verdade, Deus ama o pecador, mas abomina o pecado, por isso aquele que quer ir ao Pai tem que nascer de novo, deixar morrer o velho homem para dar lugar ao novo. Mais uma vez repito, precisamos fazer isso a cada dia, pois na primeira "vacialada", o inimigo que é astuto, vem e nos derruba. A Palavra nos manda vigiar!
Minha filha usa esse verbo com seus filhos, quando estão 'pensando' em aprontar algo errado, lá vem a voz da mamãe: "_Ana, vigia!" ou "_Isaac, vigia!", creio que até o pequeno Yossef de um ano e 4 meses já deva ter ouvido: "_Sefinho, vigia!"
Creio que ela está certa, se "aprendêssemos" a vigiar desde pequeninos, seria um hábito e muitas confusões seriam evitadas.
Entrando pelo versículo acima, vejo nele a irrevogável lei da semeadura: "
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará."
(Gálatas 6:7)
E no Reino de Deus não adianta vir com:
"_Você sabe com quem está falando?"
"_Será que não podemos fazer um acordo?"
"_Vou dar o jeitinho brasileiro..."
NADA!
A Palavra é claríssima: "não há acepção de pessoas", vale para o gari tanto quanto para o presidente da mais poderosa nação da terra!
Vamos ter o cuidado de plantar aquilo que desejamos colher, sempre!
"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade."
Lamentações 3:22-23
Laizyr Vidal
Ribeirão Preto - SP - Brasil

Monday, April 16, 2007



Só se aprende a perdoar perdoando



"Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição." Colossenses 3:13-14
O perdão!... Ah! O perdão!
Como é bom recebê-lo!
Sempre achamos que nossas faltas e deslizes são merecedores de perdão, afinal não os cometemos intencionalmente...
Como é fácil sermos condescendente conosco e implacáveis com o próximo!
Dá para entender porque a Bíblia nos exorta tanto a vigiar e orar para não cair em tentação (Mt. 26:41).
E tentação não é apenas o desejo da carne não, existe a tentação de se passar adiante o que se sabe, mas que além de não trazer crescimento para ninguém, ainda pode desmerecer a alguns e muitas vezes injustamente. É a famosa 'fofoca' tentando passar-se apenas por um comentário inocente...
Outra tentação muito comum é achar que 'a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa'. Esse adágio traduz tão bem o que é inveja!
Se nos preocupássemos mais em suportar-mo-nos e perdoar-mo-nos uns aos outros, nossa pregação sem palavras (nossa vida) teria maior efeito!
Ao longo da vida aprendi uma coisa: perdoar é melhor do que ser perdoado.
Sim! Enquanto não perdoamos, ficamos remoendo fatos, situações sempre ruins é óbvio... Isso é estressante e pior... Dá rugas! Exatamente, quando pensamos na ofença sofrida, automaticamente 'fechamos a cara'. Pronto, lá estão as marcas de expressão pesadas se formando.
Só quem já experimentou sabe, quando perdoamos de coração mesmo, sentimos um peso enorme saindo de nossas costas, dá uma sensação de liberdade.
Jesus quando ensinou os discípulos a orarem, condicionou o 'ser perdoado' ao 'perdoar' (Mt. 6:9-15).
Se o Senhor me perdoou, por que não perdôo o meu próximo?
A falta de perdão gera mágoa, esta por sua vez leva à raiz de amargura (Hb. 12:15) e a Palavra é clara quanto a isso.
Jesus nos deixou uma ordem clara e objetiva: 'ama ao teu próximo como a ti mesmo' (Rm. 13:9).
O perdão é uma decisão que se toma e não um sentimento que se espera chegar.
Perdoe sempre, perdoar faz bem à saúde física, mental e espiritual!
Que nosso Deus e Pai abençoe a todos ricamente.
Laizyr Vidal
Ribeirão Preto - SP -Brasil








VOCAÇÃO


"Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vículo da paz." Efésios 4:1-3

Andar de modo digno da vocação a que fomos chamados... Paulo roga que seus filhos na fé em Éfeso andem assim. Veja o verbo usado: ROGAR, que significa 'pedir com instância, suplicar', trata-se de um pedido feito com muito empenho.

Ora, para sermos dignos dessa vocação precisamos desenvolver certas qualidades e só 'convivendo' intimamente com a Palavra de Deus saberemos quais, esse versículo mesmo nos dá algumas dicas: andar em humildade, mansidão, longanimidade, suportando-nos em amor.

Tenho que fazer uma pausa aqui. Por décadas achei que isto significava que, mesmo que alguns irmãos fossem 'insuportáveis' (...) nossa obrigação era a de suportá-los (tolerá-los) e em amor! Ô dificuldade...
Recentemente entendi que suportar neste caso era 'dar suporte', apoio. Como esta e outra passagem em Colossenses 3:13 passaram a fazer sentido! Tem tudo a ver com 'levar as cargas uns dos outros (Gl. 6:2)!

Além disso, Paulo nos exorta a esforçarmo-nos 'com afinco' para preservar (proteger) a unidade do Espírito no vínculo da paz. Estar vinculado à paz é estar unida à ela

Quando escreveu esta carta, Paulo era prisioneiro em Roma, mas desde que conheceu Jesus seu espírito era livre, especialmente do pecado, pois para ele 'o viver era Cristo e o morrer era lucro' (Fp.1:21).

Vivamos de modo digno da vocação a que fomos chamados, para que no dia da nossa partida, assim como Paulo, estejamos no lucro.

Se quiser ter sua fé aumentada leia a Palavra de Deus! (Romanos 10:17)

Laizyr Vidal
Ribeirão Preto - SP - Brasil

Friday, April 06, 2007


A MUDANÇA
"Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar."
Colossenses 3 : 5 - 8
Da mesma forma que vamos juntando bugigangas numa casa, assim somos nós antes de conhecermos Jesus, conhecermos de verdade, não apenas 'sabermos quem Ele é'. Uma coisa é feita com o intelecto, a outra com o coração. Uma nos traz informação, a outra traz 'vida nova'!
Lembro-me de quando o CONHECI e ACEITEI Jesus, impossível esquecer! Em apenas 100 metros (de uma esquina à outra), o Espírito Santo colocou de vez o dedo em todas as feridas, e pude reconhecer pelo nome verdadeiro, a maneira como vivia: 'em pecado'. Como uma pecadora redimida poderia continuar pecando como se não fosse nada de mais?
"Quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo." João 16 : 8
Sim, o Espírito Santo estava ali em meu espírito renascido, mostrando-me que tudo tão normal para mim até então, não passava de pecado, de desobediência (vs. 6 e 7).
Eram tantas as coisas a serem abandonadas! Mas graças, porque Jesus veio para gente como você e eu, Ele mesmo disse: "Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes" e mais: "não vim chamar justos e sim pecadores [ao arrependimento]." Mateus 9 : 12 - 13
A obra estava feita em minha vida! Glórias a Deus! Mas era só o começo de uma longa jornada chamada SANTIFICAÇÃO, que só termina quando chegarmos à nossa Pátria verdadeira, pois aqui somos peregrinos (Hebreus 11 : 13).
A conversão (que quer dizer 'mudança de rumo'), é como uma mudança de casa mesmo, o velho "eu" tem de abrir mão de muitas coisas que até podem ter "aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia não têm valor algum contra a sensualidade." Colossenses 2 : 23
Primeiramente o convertido reconhece seu lugar, sai do 'trono da sua vida', onde reinou até então e coloca o verdadeiro ocupante do trono: JESUS!
Com Jesus no centro da vida as coisas vão se encaixando, a ordem vai se estabelecendo, a paz vai entrando em nosso coração (Cl. 3 : 15) e ficamos agradecidos.
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14 : 27
É esse tipo de paz que Ele nos dá!
Vão para o lixo: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, avareza, ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar...
Um coração cheio da paz de Cristo não tem espaço para nada disso, só para louvar, glorificar, engrandecer e anunciar o nome do SALVADOR!
Que nosso Deus e Pai abençoe a todos com toda sorte de bênção espiritual.
Laizyr Vidal - Ribeirão Preto -SP - Brasil

Tuesday, April 03, 2007


GUARDA-ROUPA CRISTÃO
"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade."
Colossenses 3:12
Que "guarda-roupa" maravilhoso nosso Amado Pai nos dá nessa pequena porção da Sua palavra!
Revestir é o mesmo que vestir por cima, e o que se veste por cima é o que aparece, como um casaco, uma capa, todo o resto fica por baixo, não é visto. E não importa a estação do ano, estes 'modelos' sempre caem bem, vejam só: usando 'misericórdia' podemos nos apresentar diante de qualquer pessoa e sempre faremos boa figura. A 'misericórdia' faz com que nos coloquemos no lugar do próximo, sentindo como ele se sente, assim o compreendemos e podemos usar a 'bondade', que sempre vai bem em todas as ocasiões.
Gostamos de ver os outros usando 'bondade', então, devemos usá-la também! A 'bondade', assim como os outros 'itens' do guarda-roupas celestial fica muito bem em qualquer idade.
Agora, se quisermos realmente sentir-nos chiques, podemos usar e abusar da 'humildade', nuca devemos sair de casa sem ela! Trajando 'humildade' podemos circular tanto entre a realeza quanto em meio ao subúrbio mais distante, seremos sempre bem recebidos.
Já a 'mansidão' é tão despojada que usando-a sentimo-nos sempre em meio a um jardim florido, mesmo que esteja nevando por mais de uma semana ou, ao contrário, o sol esteja escaldante!
A 'longanimidade'... Ah! A 'longanimidade'!
Com ela estamos prontas para correr uma maratona, mas nunca os 100 metros rasos! A 'longanimidade' é mais ou menos a combinação de 30% de paciência com 30% tolerância e 40% de amor. Esse 'tecido' é bastante elástico e confortável, com a 'longanimidade' podemos ir longe!
Tudo o que Deus coloca à nossa disposição é importante e só nos faz bem.
Revista-mo-nos de todos esses sentimentos:
Misericórdia
Bondade
Humildade
Mansidão
Longanimidade
Estes, e mais alguns outros (Gl. 5:22), são a manifestação do Espírito Santo em nossa vida, o Consolador prometido por Jesus! (Jo. 14:16 e 26; 15:26)
Bênçãos sem medida a todos!
Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - Brasil


A PAZ DE CRISTO

"Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos coração, a qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos." Cl. 3:15 (Veja também Ef. 4:1-16)

Deve ser um dos maiores desejos do nosso ser, ter a paz de Cristo, aquela que 'excede todo entendimento' (Fp. 4:7), como árbitro, como juiz em nosso coração. Quanta injustiça evitaríamos! Quanto sofrimento poderia ser poupado!

A paz de Cristo é perfeita, fomos chamados para ela, a fim de formarmos um só corpo. Assim como a palavra diz que: no casamento o "homem deixa seu pai e sua mãe para unir-se à mulher que formará com ele uma só carne" (Gn. 2:24), assim também nós, somos chamados para sermos santos, separados para Deus, formando com Cristo um só corpo. A igreja é o corpo e Cristo a cabeça, unidos formam um corpo perfeito.

Há festa no céu quando alguém aceita Jesus como seu Senhor e Salvador! Como é bom saber que Deus teve tão grande amor por nós que não negou nem mesmo a vida de Seu unigênito (Jo. 3:16) para que por Seu sangue derramado, o sangue puro de um Cordeiro sem máculas, pudéssemos ser salvos, resgatados do nosso fútil procedimento (1 Pe. 1:18).

Nada há que possamos fazer por nós mesmos para obter a salvação, somente aceitando Jesus em nossa vida, abrindo a porta do coração quando Ele bate (Ap. 3:20) é que alcançamos a salvação eficaz e definitiva! Passamos então a fazer parte do 'corpo de Cristo' e só nos resta uma atitude, o que diz o final de Colossenses 3:15 _ SER AGRADECIDOS!

Que nosso Amado Pai derrame bênçãos sem medida sobre a vida de cada leitor!

Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - Brasil


HABITAÇÃO DA PALAVRA


"Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
Colossenses 3:16

Que maravilha ter a palavra de Cristo habitando "ricamente" em nós! De quantas enrascadas nos livraríamos se tão somente fôssemos a habitação da palavra de Cristo, que é viva e eficaz, capaz de discernir os pensamentos e os desígnios do coração (Hb. 4:12).

Deus manda que busquemos adquirir instrução, conhecimento e que compartilhemos essa instrução na forma de aconselhamento, com sabedoria.
Sabedoria é uma palavra interessante, até parece acumulo de vivência, algo que os anos trazem junto com cabelos brancos, rugas, menopausa e outros achaques da velhice, mas não é isso. A sabedoria é conseguida através da convivência com a palavra de Deus, por isso podemos encontrar jovens sábios e anciãos sem sabedoria alguma, ou muito pouca.

Gosto do Salmo 25:14 que diz: "A intimidade do Senhor é para os que o temem (respeitam, buscam) aos quais ele dará a conhecer a sua aliança."
Só conseguimos ser íntimos de pessoas com as quais passamos tempo, conversando, convivendo, tendo prazer em sua companhia, logo, só teremos intimidade com o Senhor tendo uma vida de oração, com o cuidado de reservar um tempo para ouvir ao Senhor. Para isso é importante alimentarmo-nos de fartas porções da Palavra, assim, na hora oportuna o Espírito Santo trará à nossa mente 'a porção', 'o bocado' da palavra que se encaixa perfeitamente à situação.

Paulo, o grande apóstolo dos gentíos, recomenda ao jovem Timóteo que "procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Tm. 2:15)
Esta recomendação é tão válida hoje para nós no século 21, quanto foi ao jovem Pastor Timóteo no 1° século.

Uma passagem muito linda da palavra encontra-se em Fp. 4:8, este versículo nos revela o quê deve ocupar nosso pensamento, leia-o: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."

A segunda parte de Cl. 3:16 é igualmente importante, pois o louvor deve fazer parte da vida de todo filho de Deus, é algo poderosíssimo, uma verdadeira arma contra o maligno, que não suporta ouvir louvores a Deus e logo 'bate em retirada'! A palavra nos exorta "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4 : 7).

Pois não espere mais! Ligue o rádio, o Cd Player, o MP3, o que quer que possa tocar louvores ao Senhor. Se não tiver nada disso, cante, louve ao Criador com sua própria voz! Tenha certeza que o Pai receberá o seu louvor da mesma forma que recebe o de grandes cantores, porque Ele ouve com o coração!

Que Deus abençoe a todos rica e abundantemente!

Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - Brasil