Monday, April 02, 2012



Tempero

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” Cl. 4:6


Temperada com sal.O que quer dizer exatamente “temperada” com sal?Sabemos que o sal, além de dar sabor, conserva as coisas, por isso, quando nem se imaginava o que fosse uma geladeira, salgava-se as carnes para mantê-las em condições de uso. Porém, antes de prepará-las era necessário “dessalgá-las”, até hoje fazemos isso com o bacalhau, a carne seca e outras.Então quer dizer que o mesmo sal que conserva pode ser desagradável?

Sim!

O sal em excesso, além de insuportável é muito prejudicial à saúde, elevando rapidamente a pressão sanguínea, retendo líquidos que nos fazem inchar e sobrecarregando nossos rins.


Assim também são as nossas palavras, se abusarmos do sal, elas não serão agradáveis e não nos darão sabedoria para respondermos a cada um.O segredo está no temperar, ou seja, usar somente o quanto baste para dar sabor, para se tornar agradável, ainda que se esteja admoestando alguém.

Aprendi com um açougueiro que para cada quilo de carne são necessários 22g de sal, aproximadamente uma colher de sopa rasa, para que o sabor fique “no ponto”.Isso facilita muito na cozinha, já na vida é difícil medir esses abençoados 22g de sal, sem que conheçamos bem a palavra de Deus, deve ser essa a razão porque Ele nos adverte sobre a importância de “manejarmos bem a palavra da verdade” (2 Tm. 2:15), só assim a nossa palavra será agradável e temperada com sal na medida certa, pois se o excesso é nocivo, sua falta torna tudo insosso e sem graça.

Guarde essa “receita”, ela sempre lhe será útil!


Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP - 09:06h

Visite também:


No comments: