Monday, July 27, 2009


Leia Josué 1:1-9

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares."
Josué 1:8-9

Deus não se esquece das promessas que nos faz, mas também não se esquece das atitudes que nos manda ter para vermos essas promessas se cumprindo em nossa vida.
Deus deu uma ordem a Josué, da mesma maneira que nos dá várias ordens hoje, mas nós só ouvimos as promessas e pasmamos quando elas não se cumprem!

Precisamos nos examinar com sinceridade:
* estou obedecendo a Deus?
* estou sendo forte e corajosa ou estou me derretendo a qualquer batida de pé do inimigo?

Deus prometeu ao povo judeu muito mais terras do que Israel chegou a conquistar, mesmo em seu período áureo, com o Rei Salomão, os termos de Israel nunca chegaram ao grande rio Eufrates.
Por quê?
Por causa da desobediência!
A desobediência é um pecado gravíssimo!
A Palavra de Deus diz em I Samuel 15:23 que: "a rebelião é como o pecado de feitiçaria", nenhum de nós teria coragem de praticar um pecado desses, mas desobedecer parece tão fácil às vezes...

A vida e a morte estão nesta questão:
OBEDECER ou DESOBEDECER

Quando escolhemos obedecer e nos mantemos nesse propósito, ninguém pode nos resistir, porque o Senhor é conosco todos os dias da nossa vida. Ele não nos deixa nem nos desampara!
Se Ele próprio está conosco, nada mais justo e lógico do que nos mandar sermos fortes e corajosos, tendo o cuidado de fazer segundo a toda a lei que dera a Moisés.

Mas "pérai", não estamos debaixo da graça agora?
Sim!

Jesus resumiu os 10 mandamentos das Tábuas da Lei a 2 somente:
"Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
Este é o grande e primeiro mandamento.
O segundo, semelhante a este, é: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo."
Mateus 22:37-39

Ninguém jamais disse que do momento da graça em diante poderíamos ser "foras da lei", pelo contrário, conhecendo a graça, compreendemos melhor o real significado da lei.

"É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei."
Gálatas 3:21
"Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada."
João 14:23

Quem me ama me obedece! É isso o que o senhor pensa de nós!

Queremos um caminho próspero e bem sucedido?
Então tenhamos o cuidado de conhecer e cumprir nosso Manual de Fé e Prática: a Bíblia, o livro da lei e mais, devemos também divulgá-lo!

No verso 9 do 1° capítulo de Josué Deus recapitula:
É uma ordem:
Seja forte
Seja corajoso
Não temas
Não te espantes
Eu serei contigo onde quer que andares.

Precisa mais?

Laiz Vidal

6 comments:

Lúcia said...

Oi, lindona!
Precisamos mesmo de mais crentes fortes e corajosos!Com força e coragem que vêm de Deus. Muito forte a analogia entre vida e morte e obedecer e desobedecer. É isso aí, claro e cristalino, não tem como não entender.
Realmente não precisa mais...
Bjins

said...

Muito bem, Lalá!
São poucos os que ainda falam em obediência.
Se o povo aprendesse a obedecer veria como tudo fica melhor.
Deus te abençoe.

Wilson.

Anonymous said...

Paz :-)
não sabia que vc tb tinha blog, que legal! já linkei lá no meu, tá?!
[ ]´s e obrigada pela visita e comment!

Giulia Rizzuto said...

Paz Laiz!
pra linkar o meu blog aqui, vc faz seu login no blogspot normalmente, vai em configurações / aba Layout / Adicionar um gadget / escolhe Lista de links / digita os dados do link e adiciona = OK.
bjins e linda semana!

Anonymous said...

P.S. eu estava no login da minha filha, por isso saiu como Giulinha, mas sou eu, a Silvinha, que deixei o recado, tá?! kkkkkk :-)

Rodrigo Melo said...

Olá Laiz!

Ótima reflexão! Precisamos sim ser fortes e corajosos, não temer e não espantar-se, e no fim ter a certeza de que o Senhor estará conosco, por onde quer que andemos!

Que bom que encontrei seu blog, inclusive já estou nos seguidores!

Reserve um tempo e passe no meu blog:

http://consideracoesacercadavida.blogspot.com/

Deixe suas impressões por lá

A Paz!