Tuesday, March 27, 2007


VELHO HOMEM X NOVO HOMEM


"Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;"
Colossenses 3:9-10

Essa pegou "em cheio" e veio bem na hora, é... Deus nunca se atrasa ou se afoba, com Ele é tudo no seu devido tempo.

Sempre achei que o "despir-se do velho homem" fosse algo como quem tira de uma só vez toda a roupa para tomar um banho, mas quando entro em minha "banheira espiritual", lá vejo-me usando ainda as meias... Então saio para tirar as meias, quando volto percebo que ainda estou usando a blusa, lá vou eu novamente para fora da "banheira" tirar a blusa e assim vai, a cada nova tentativa de poder banhar-me para, estando "limpa" poder "revestir-me do novo homem" (no meu caso da nova mulher, claro), lá pego-me usando ainda alguma peça do "velho homem"...

Percebo então que o importante é ir tirando as peças do 'velho homem' e já ir vestindo as do 'novo homem que se refaz para o pleno conhecimento segundo a imagem daquele que o criou'. É a famosa SANTIFICAÇÃO, um alvo a ser atingido aos poucos, um destino muito desejado, mas palmilhado devagar, onde cada centímetro conquistado é uma vitória! As quedas são duras muitas vezes, pois poderiam ser evitadas e eu, pessoalmente, fico muito zangada comigo mesma por ver os "alertas" de Deus (todos contidos na Sua Palavra) e não lhes dar a devita atenção.

O importante entretando é não desistir jamais! Se não consigo despir-me total e imediatamente do "velho homem", para banhar-me em minha 'banheira espiritual', não faz mal, Jesus de uma só vez já lavou-me com seu sangue remidor.

Posso ir desfazendo-me de cada peça do 'velho homem' a cada vez que a encontrar e substituindo-a pela peça do 'novo homem'. Cada troca do 'velho' pelo 'novo' terá sempre um valor inestimável, o sabor de uma conquista.

É, a SANTIFICAÇÃO é uma conquista diária, sempre prosseguindo para atingir o alvo, o prêmio que é "a soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" "Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos." Filipenses 3:14-16

Quando o sinal de alerta dispara é porque não estamos mais andando 'de acordo com o que já alcançamos' e o quanto antes tomarmos providências para 'voltarmos ao curso' tanto dele menos teremos nos afastado. Por isso a ordem: "vigiai" (Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Marcos 14 : 38). Estando alertas ouviremos imediatamente o alarme que nos chama de volta ao caminho do Senhor, que tem cuidado e não nos deixa desviar 'nem para a esquerda e nem para a direita'.
Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. (Provérbios 4 : 27)

Graças Pai, pelo sinal de alerta de hoje!

Laiz Vidal - Ribeirão Preto - SP

Monday, March 26, 2007


"Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra."
(Colossenses 3 : 2)
É lógico que Deus não está mandando que não nos preocupemos mais com as coisas "aqui da terra", como: cozinhar, cuidar da casa, da aparência ou de como agradar ao marido. Antes pelo contrário, Ele quer que façamos todas essas coisas relacionadas ao que é "aqui da terra", mas... E sempre tem um mas...
O primeiro lugar em nossa vida, nossa 'prioridade' (Deus sabe o quanto é importante estabelecer prioridades!) deve ser "as coisas lá do alto".
Parece contraditório a você?
Pois eu lhe digo: não é!
Em Eclesiastes 3 : 1 lemos que: "há tempo para todo propósito debaixo do sol" e é verdade, claro!
Se viermos a ocupar-nos primeiro com todas as coisas "aqui da terra" que descrevi, acabaremos ficando vazias, fúteis e até mesmo materialistas. Mas... (olha "ele" aí novamente...) se antes de mais nada, pensarmos primeiro "nas coisas lá do alto", onde a perfeita vontade de Deus para nossa vida está, então (o "então" sempre segue o "mas") nossas prioridades estarão em ordem!
Por exemplo: é muito agradável passar horas com aquela amiga tão querida ao telefone, mas não é sábio fazê-lo às 11 horas da manhã, quando a família está prestes a chegar para o almoço, e digo isso por experiência própria, estômagos vazios são impacientes!
Como era bom ouvir meus três filhos chegando da escola com o papai! Já entravam dizendo estar "mortos de fome" e querendo saber o quê tinha para o almoço, enquanto desvencilhavam-se de suas mochilas. Cheguei a bordar um avental com a frase: Do you are dying of hungry? Nem sei se estava escrito certo, mas o que eu queria dizer era: Vocês estão morrendo de fome?
Aquela realidade já se foi, hoje tenho as manhãs e tardes bem mais tranqüilas, menos bocas para alimentar na hora do almoço. O ninho ficou vazio e a casa enorme, mas tenho agora muito mais tempo para pensar nas "coisas lá do alto" e orar, especialmente por aqueles "famintos" que por tantos e tantos anos agitaram minha vida com música alta, ajuda em vésperas de provas, briguinhas por besteiras, bagunça nos quartos, implicância com barulhos na hora de dormir... Em meio à correria da manhã, com o papai esperando no carro para levá-los à escola, uma pausa para dar-nos as mãos e fazermos uma breve oração pelo dia que começava... E lá iam eles correndo...
Onde cada um estiver agora, nesta manhã, que Deus os abençoe e às suas famílias!
Graças Pai por ter confiado a mim estas vidas!


Monday, March 12, 2007

A PÁSCOA
Temos muitas comemorações religiosas, mas nada, absolutamente NADA supera a Páscoa.
Muito mais do que ovos de chocolate e bonbons, a Páscoa tem um significado muito especial.
Para os judeus a Páscoa marcou o final do jugo sob o qual viveram no Egito por quatrocentos e tantos anos e o início de um tempo de liberdade com destino à terra prometida por Deus a Abraão, Isaque e Jacó.
Para nós cristão, o significado não varia muito, pois marca o dia em que Jesus consumou o plano de Deus quando O enviou à terra. Sim, Ele esvaziou-se de toda a glória que possuía junto do Pai e veio a este mundo na forma mais frágil possível, como um pequeno bebê, tão indefezo quanto qualquer um de nós já foi um dia.
Não foi fruto do amor entre dois seres humanos, mas sim do amor de Deus por todos os seres humanos. Desde Seu nascimento até sua crucificação e conseqüente ressurreição, pouco mais de 33 anos passaram-se, tendo Seu ministério durado somente 3 anos.
Ele veio porque nos amou, deu Sua vida para que pudesse resgatar a nossa vida das mãos de um inimigo que somente Ele poderia vencer... E VENCEU!
O convite que Ele fez um dia ainda está “de pé”: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28
Pense um pouco neste convite, não só agora na Páscoa, mas todos os dias de sua vida, pois Ele não desiste de você, dê uma chance a Ele de libertá-lo de todo e qualquer jugo, só Ele pode, mas você tem que convidá-lo a entrar em sua vida.
Faça isso agora mesmo!
FELIZ PÁSCOA!

Thursday, March 08, 2007

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Se um dia já existiu uma mulher que merecesse de fato um dia exclusivamente seu, essa mulher está nesta foto, seu nome: Laizyr, assim como o meu, mas não chego aos seus pés...

Ao seu lado está seu marido (meu paizinho tão querido), companheiro de uma linda jornada pela vida! Quase 48 anos de casamento, interrompido somente quando a morte os separou.

Foi uma mulher ativa, tabalhadora, destemida.
Criou seus filhos com exemplos, infelizmente nem sempre seguidos (pelo menos por mim...).

Mãos de fada, tanto para cozinhar, como para costurar, bordar, acariciar...

Quando partiu deixou um vazio, uma saudade e uma bendita esperança: voltaremos a nos encontrar!

Ela deu-me a vida e eu tive o privilégio de levá-la a conhecer a vida eterna em Cristo Jesus, nosso amado Senhor, assim, mais que minha mãe ela foi MINHA IRMÃ.

Dedico esse dia à ela, com o coração cheio de saudade...